domingo, 12 de outubro de 2008

Recordando as propostas do Projecto Curricular neste início do 2º Período


GLOBALIZAÇÃO e SOCIEDADE da INFORMAÇÃO

Aqueles que visitarem o Blog neste início do 2º Período, certamente notarão que os conteúdos foram reajustados (muitas postagens do 1º Período foram suprimidas para rascunho), para facilitar o acesso directo dos Grupos de Trabalho às propostas do P.C.T. ( Projecto Curricular de Turma).

A Sociedade da Informação, marcada pelo incremento e gigantesca expansão das Novas Tecnologias, tem tido um impacto enorme nos ritmos de vida e nas relações do homem contemporâneo com o mundo, com os seus semelhantes e consigo próprio: já quase não existe tempo para uma existência à escala humana, que reserve lugar para a auto-reflexão, para a vida familiar, para o plácido usufruto dos tempos livres. Este é o paradoxo das sociedades contemporâneas: acreditou-se que as máquinas inteligentes viriam libertar o homem do "inferno" imposto pela industrialização dos sécs.XIX-XX. Nada de mais enganoso e ilusório! O homem contemporâneo vive marcado por outro ritmo, muito mais vertiginoso e devastador da sua própria natureza do que todos os fumos, detritos e fuligens produzidos pelas máquinas a vapor e pelas fábricas da primeira vaga industrial.
Urge perguntar o que restará da natureza humana quando a "máquina" (já não a da fábrica ou a do escritório), mas aquela que lhe entra pela casa dentro todos os dias, impõe a sua presença "sem lhe pedir licença" , ou sorrateiramente o "espia" nas ruas das grandes cidades, (através de câmaras ocultas) retirando-lhe, abusivamente, o direito de ser um cidadão anónimo (mais um), entre milhares de transeuntes descontraídos e apressados, retirando-lhe o direito de usufruir (em casa, na sua privacidade), da pausa merecida após mais um dia de trabalho.



GLOBALIZAÇÃO e NOVOS DESAFIOS AMBIENTAIS:

Nem a contemplação do espectáculo sublime do Universo é capaz de nos incutir sensibilidade e consciência suficientes, para travar a escalada consumista de contaminação e de esgotamento dos recursos energéticos. A "voragem" da Globalização impõe-nos o seu ritmo,directamente proporcional à passividade e indiferença do Homem.
Que Universo e que Planeta acolherão as gerações futuras?













CONTRASTES E ASSIMETRIAS da GLOBALIZAÇÃO:


Bairros de Luxo e Favelas




O CONSUMO QUE NOS CONSOME ...




A Galeria de imagens que está publicada nesta página é, apenas, uma nota sugestiva para o arranque das actividades no âmbito do PROJECTO CURRICULAR de TURMA:

No presente ano lectivo iremos desenvolver os Trabalhos do Projecto Curricular em torno do Tema da GLOBALIZAÇÃO.

Tendo em conta que o Programa de Filosofia se centra nos cruzamentos entre o fenómeno da Globalização e os Direitos Humanos, proponho que os Grupos de Trabalho que viermos a constituir, explorem um sub-tema associado à orientação do Programa.
Assim apresento, em seguida, algumas sugestões que os Grupos de Trabalho poderão aproveitar, não impedindo que optem por outras, sempre dentro do espírito do Tema aglutinador que é :
GLOBALIZAÇÃO e DIREITOS HUMANOS
Assim, aqui vão algumas pistas / sugestões:


1º GLOBALIZAÇÃO e ASSIMETRIAS / DESIGUALDADES no DESENVOLVIMENTO

2º IMPACTOS socio-culturais da GLOBALIZAÇÃO - ( planeta Global, planeta igual ? )

3º FOME e SOCIEDADE de CONSUMO

4º GLOBALIZAÇÃO e TERRORISMO

5º GLOBALIZAÇÃO e EXCLUSÃO SOCIAL – O drama dos sem-abrigo.

7º GLOBALIZAÇÃO e SOCIEDADE da INFORMAÇÃO.
RECORDO QUE OS TRABALHOS DEVEM SER DESENVOLVIDOS AO LONGO DO ANO LECTIVO, COM ESPÍRITO DE PARTILHA E COOPERAÇÃO
ESPERO QUE SEJAM TÃO RECEPTIVOS A ESTA PROPOSTA COMO FORAM OS VOSSOS COLEGAS DE ANOS ANTERIORES.


EVOLUÇÃO / PROGRESSO/ CONTRASTES da GLOBALIZAÇÃO: Para onde Caminha o Mundo? Para onde caminha a Humanidade?


GALERIA DE IMAGENS de apoio ao P.C.T.


Novas Expressões de Arte Urbana: Os Graffiti

A Ruralidade no Século da Informação à Escala Global



Contrastes da Aldeia Global



Bush foi à Mongólia: a Farsa dos Governantes



ÁFRICA IGNORADA ... ÁFRICA CALADA ... ÁFRICA ESQUECIDA ...

África Esfaimada






A nova " Religião" das sociedades Contemporâneas: O Consumo desenfreado


Aqueles que respigam nas lixeiras , o único alimento do dia: os despojos de uma sociedade cada vez mais obesa e insensível aos problemas desta Aldeia Global



O Fascínio do Consumo fácil: a "magia" dos "Shop Centers"









































2 comentários:

Ana Jorge disse...

Professora, o tema agrada-me muito e a forma de apresentação dos trabalhos ainda me agrada mais por ser tão original.
Penso que o resultado será deveras interessante.

Ana Jorge, 10º A

Anônimo disse...

Bom dia, queria dizer que também gostei bastante desta proposta de actividade!Penso que todos irão gostar de a realizar.