terça-feira, 7 de outubro de 2008

Correcção do Jogo Pedagógico 1

RESPOSTAS CURTAS E OBJECTIVAS

1.

R: A afirmação é Falsa; são dois níveis do filosofar : o primeiro, espontâneo, superficial e o segundo, especializado, organizado.


2.

R: Um pensamento natural, não aprendido – que nasce connosco; fazendo parte integrante da nossa racionalidade.

3.

R: A afirmação é falsa; a Filosofia sistemática pode ocupar-se desses problemas, aprofundando-os e tratando-os em teorias que apresentam uma argumentação lógica e consistente.

4.

R: É verdade que a filosofia sistemática desconfia e combate todas as concepções consideradas inquestionáveis e que não se submeteram a um exame crítico/racional (Dogmas).
Essas concepções são dogmáticas (acríticas); são formadas e transmitidas sem que se averigue a sua veracidade/validade.

5.

R: É opinativo porque apenas traduz opiniões, pontos de vista subjectivos ( que variam de sujeito para sujeito e de circunstância para circunstância). As opiniões não são verdadeiros conhecimentos; o seu valor é relativo e limitado.

6.

R: No facto dos problemas que coloca serem universais, isto é, interessam a toda a humanidade e não apenas, aos filósofos: as questões filosóficas interpelam-nos a todos uma vez que não podemos escapar à nossa condição racional ( somos seres pensantes).

7.

R: Filosofia espontânea.

8.

R: O seu objecto é abrangente, totalizador.
A multiplicidade de definições dificulta o estabelecimento de consensos (acordos); não se torna possível encontrar uma só definição, uniforme e válida para todos os autores/filósofos.

9.

R: Opiniões / pontos de vista.

10.

R: As ciências especializam-se no estudo de um objecto bem definido (bem delimitado).


11.

R: O Ser - a Totalidade do Real : a totalidade dos problemas que podem ser equacionados pelo pensamento humano.

12.

R: Reflexivo, crítico, problematizador, (Racional).

13.

R: Teorias (organizadas em Sistemas de pensamento)

14.

R: Porque leva as suas interrogações até ao limite: até à raíz dos problemas, procurando reflectir as suas causas, os seus fundamentos.

15.

R: É verdade, porque a filosofia espontânea é um pensamento vulgar, quotidiano,(típico do homem comum); reflecte as crenças, os costumes, as tradições culturais de um povo, de uma sociedade. O senso comum traduz-se no modo de viver e na mentalidade colectiva.

16.

R: Alternativa C : uma crença (senso comum).

17.

R: Nasce associado à vida e serve para orientar a própria vida: aplica-se aos problemas do quotidiano, traduzindo o modo de pensar do homem comum; é pragmático porque se aplica aos problemas práticos e imediatos da existência de cada um de nós ; por isso, é útil , no sentido em que soluciona a maior parte desses problemas.

18.

R: numa atitude de humildade relativamente ao conhecimento; o verdadeiro filósofo nunca se julga na posse da verdade, não sendo arrogante no que toca a essa matéria. Os verdadeiros filósofos têm consciência dos limites do entendimento humano.

19.

R: “ Eu só sei que nada sei ”. ( esta máxima atribuída a Sócrates, revela uma atitude de sageza, isto é, de sábia ignorância: reconhecimento dos limites do entendimento e do conhecimento humano).

20.

R: “ Philos” e “Sophia”.

21.

R: Foi atribuída a Pitágoras.
Philos – significa “amiga”; Sophia – significa “Sabedoria”; ( a Filosofia foi tomada nesta 1ª definição como a actividade amiga da sabedoria)

22.

R: Do estudo do conhecimento em geral: (o Conhecimento é analisado enquanto actividade da consciência).


23.

R: do Ser (Objecto da Filosofia).

24.

R: Axiologia (Área que investiga os Valores).

25.

R: Axiologia.

26.

R: Deus Existe? Haverá vida depois da morte?
A Metafísica ocupa-se de todas as questões que não podem ser conhecidas por via da experiência/vivência, ou pela aplicação de qualquer método usual de investigação como, por exemplo, o método experimental. ( Os problemas metafísicos não decorrem da experiência - são problemas que têm a sua génese na Razão humana: decorrem da nossa capacidade natural de pensar).

27.

R: O Sagrado / o Divino e o seu oposto: o Profano ( tudo o que não é sagrado).

Um comentário:

satu disse...

Dúvida:
- temus por definiçao que a logica é a ciencia do pensamento e que esta ciencia tem por objectivo defenir e aplicar regras/leis de pensamento válido, evitando error e contradiçoes.

- a minha dúvida é que se a lógica é uma ciencia como podemus esplicar facto de também ser uma área da filosofia?

bom fim-de-semana professora!*.*