RESPOSTAS CURTAS E OBJECTIVAS
1.
R: A afirmação é Falsa; são dois níveis do filosofar : o primeiro, espontâneo, superficial e o segundo, especializado, organizado.
2.
R: Um pensamento natural, não aprendido – que nasce connosco; fazendo parte integrante da nossa racionalidade.
3.
R: A afirmação é falsa; a Filosofia sistemática pode ocupar-se desses problemas, aprofundando-os e tratando-os em teorias que apresentam uma argumentação lógica e consistente.
4.
R: É verdade que a filosofia sistemática desconfia e combate todas as concepções consideradas inquestionáveis e que não se submeteram a um exame crítico/racional (Dogmas).
Essas concepções são dogmáticas (acríticas); são formadas e transmitidas sem que se averigue a sua veracidade/validade.
5.
R: É opinativo porque apenas traduz opiniões, pontos de vista subjectivos ( que variam de sujeito para sujeito e de circunstância para circunstância). As opiniões não são verdadeiros conhecimentos; o seu valor é relativo e limitado.
6.
R: No facto dos problemas que coloca serem universais, isto é, interessam a toda a humanidade e não apenas, aos filósofos: as questões filosóficas interpelam-nos a todos uma vez que não podemos escapar à nossa condição racional ( somos seres pensantes).
7.
R: Filosofia espontânea.
8.
R: O seu objecto é abrangente, totalizador.
A multiplicidade de definições dificulta o estabelecimento de consensos (acordos); não se torna possível encontrar uma só definição, uniforme e válida para todos os autores/filósofos.
9.
R: Opiniões / pontos de vista.
10.
R: As ciências especializam-se no estudo de um objecto bem definido (bem delimitado).
11.
R: O Ser - a Totalidade do Real : a totalidade dos problemas que podem ser equacionados pelo pensamento humano.
12.
R: Reflexivo, crítico, problematizador, (Racional).
13.
R: Teorias (organizadas em Sistemas de pensamento)
14.
R: Porque leva as suas interrogações até ao limite: até à raíz dos problemas, procurando reflectir as suas causas, os seus fundamentos.
15.
R: É verdade, porque a filosofia espontânea é um pensamento vulgar, quotidiano,(típico do homem comum); reflecte as crenças, os costumes, as tradições culturais de um povo, de uma sociedade. O senso comum traduz-se no modo de viver e na mentalidade colectiva.
16.
R: Alternativa C : uma crença (senso comum).
17.
R: Nasce associado à vida e serve para orientar a própria vida: aplica-se aos problemas do quotidiano, traduzindo o modo de pensar do homem comum; é pragmático porque se aplica aos problemas práticos e imediatos da existência de cada um de nós ; por isso, é útil , no sentido em que soluciona a maior parte desses problemas.
18.
R: numa atitude de humildade relativamente ao conhecimento; o verdadeiro filósofo nunca se julga na posse da verdade, não sendo arrogante no que toca a essa matéria. Os verdadeiros filósofos têm consciência dos limites do entendimento humano.
19.
R: “ Eu só sei que nada sei ”. ( esta máxima atribuída a Sócrates, revela uma atitude de sageza, isto é, de sábia ignorância: reconhecimento dos limites do entendimento e do conhecimento humano).
20.
R: “ Philos” e “Sophia”.
21.
R: Foi atribuída a Pitágoras.
Philos – significa “amiga”; Sophia – significa “Sabedoria”; ( a Filosofia foi tomada nesta 1ª definição como a actividade amiga da sabedoria)
22.
R: Do estudo do conhecimento em geral: (o Conhecimento é analisado enquanto actividade da consciência).
23.
R: do Ser (Objecto da Filosofia).
24.
R: Axiologia (Área que investiga os Valores).
25.
R: Axiologia.
26.
R: Deus Existe? Haverá vida depois da morte?
A Metafísica ocupa-se de todas as questões que não podem ser conhecidas por via da experiência/vivência, ou pela aplicação de qualquer método usual de investigação como, por exemplo, o método experimental. ( Os problemas metafísicos não decorrem da experiência - são problemas que têm a sua génese na Razão humana: decorrem da nossa capacidade natural de pensar).
27.
R: O Sagrado / o Divino e o seu oposto: o Profano ( tudo o que não é sagrado).
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Um comentário:
Dúvida:
- temus por definiçao que a logica é a ciencia do pensamento e que esta ciencia tem por objectivo defenir e aplicar regras/leis de pensamento válido, evitando error e contradiçoes.
- a minha dúvida é que se a lógica é uma ciencia como podemus esplicar facto de também ser uma área da filosofia?
bom fim-de-semana professora!*.*
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