quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Módulo Inicial: Iniciação à Actividade Filosófica

Imagem do acelerador de partículas

O QUE É A FILOSOFIA ?
- Quais as questões da Filosofia?

Precisamente no passado dia 10 de Setembro de 2008 ( quase em coincidência com o arranque do ano lectivo), uma vasta equipa de cientistas ( físicos) puseram em andamento uma ambiciosa experiência: uma gigantesca máquina - um acelerador de partículas - tenta reproduzir o ambiente físico e químico do fenómeno cósmico originário vulgarmente designado por Big Bang.

Procuram, assim, reproduzir artificialmente o acontecimento natural que esteve na origem do Universo e conhecer um pouco melhor os seus mistérios, os enigmas que sempre inquietaram a humanidade e que ainda hoje (apesar dos inúmeros progressos da ciência), continuam a intrigar e a estimular o espírito de descoberta.

Todas as grandes descobertas se iniciaram com a colocação de problemas - e um dos problemas para o qual estes cientistas procuram respostas através desta experiência é, precisamente, tentar apurar a natureza de uma partícula - a partícula elementar ( a partícula originária) que alguns desses cientistas ( com bastante humor e humildade) já apelidaram de" a partícula divina".

Segundo as estimativas dos físicos que trabalham neste projecto, ele só começará a possibilitar algumas respostas no prazo mínimo de um ano de permanente trabalho e investigação e, mesmo assim, a humanidade nunca estará na posse das respostas fundamentais sobre a Origem do Universo, o seu sentido, as suas causas mais remotas, o seu destino ...

Sabemos hoje que o Universo é finito e se encontra em acelerada expansão; estamos longe de desvendar os seus inúmeros mistérios ocultos e, com eles, o próprio mistério do sentido da vida e em particular, do sentido da vida humana.

- Quem somos ? Qual o sentido da nossa existência e para onde caminhamos, são também algumas das interrogações (problemas) fundamentais da Filosofia desde que ela existe enquanto actividade racional e problematizadora e desde que se constituiu ( na Grécia antiga) como um saber organizado composto por inúmeras teorias criadas por filósofos (pensadores); estes primeiros sábios/intelectuais iniciaram a longa marcha do conhecimento de que os actuais cientistas são herdeiros, alimentando ainda hoje uma mesma chama: a luz que ilumina o espírito e combate as trevas.

Nenhum comentário: